Dica da Semana:
 
Faça seu planejamento de marketing em apenas uma página!
 
Você possui uma pequena empresa, você não tem um plano de marketing. É bem possível viver e crescer seus negócios sem um, muita gente faz assim.
 
Porém, sem um plano, sua empresa e seu marketing são provavelmente desorganizados, dispersos e tumultuados.
Se você pensa em ter mais controle sobre o fluxo de acontecimentos em seus negócios, você precisa de um plano.
 
De fato, você precisará de mais de um plano, você precisará de alguns planos que rodem simultaneamente. O melhor é começar com dois planos que se contrabalancem: Um, para metas de longo prazo, o trabalho que você realmente deseja fazer no futuro próximo e além, e, o outro para o pão nosso de cada dia que é menos interessante, mas é fácil de se obter e afinal, você precisa viver com o que você já tem.
 
Para começar siga as perguntas básicas:
 
1- PORQUE? Qual é seu objetivo com este plano? Pode ser mais específico? Resuma ao máximo, o quanto você puder, use números e datas:
2- QUEM é o mercado? Que fontes de listas estão disponíveis? Pense em listagens para alugar ou vender e listas publicadas em revistas de negócios e vendas. Faça sua lista.
3- QUAL será sua mensagem que melhor expresse a esse mercado sobre como você pode ajudá-lo?
4- COMO? Quais ferramentas de marketing você usará? Qual combinação de ferramentas poderão obter o melhor resultado? O que eles estão lendo e vendo? Onde eles estão indo? Como você poderá obter esta informação? Onde tudo isto faz interseção com as ferramentas que você mais sabe usar?
 
ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO
Aqui estão as estratégias passo a passo do que você precisa fazer para alcançar sua meta. Novamente seja específico e realista. Não planeje "Grande Campanha" para a primeira semana. Existem diversas pequenas coisas que envolvem a produção e criação de uma Grande Campanha que certamente tomarão mais tempo do que uma semana.
 
semana 1:
semana 2:
semana 3:
semana 4:
...
semana X:
 
5- QUANTO? Tempo e dinheiro são dois domínios de recursos para alocar. Determine o quanto tempo e dinheiro são necessários para fazer funcionar o plano que você criou. É razoável para você? Lembre-se você fará ajustes quando o plano já estiver funcionando.
Pense da seguinte forma:
Eu posso investir R$__________ por semana e R$_______por mês.
Em seis meses poderei passar a investir R$_________ por semana e R$_______ por mês
 
Lembre-se segundo os papas do marketing "você deve investir no mínimo 20% do seu tempo e aplicar todo o dinheiro que você puder em marketing" não é um palpite, nem uma fórmula mágica, é o único modo de sobreviver neste mercado competitivo e globalizado.

Dica da Semana Anterior